Coreia do Sul: por que as mulheres não estão tendo filhos

A Coreia do Sul tem a taxa de natalidade mais baixa do mundo – e a quantidade de filhos por mulher não para de cair.

Segundo as estatísticas mais recentes, esse índice é agora de 0,72, muito abaixo da taxa mínima de reposição de uma população, de 2,1 filhos por mulher.

Se a tendência continuar, estima-se que a população da Coreia do Sul cairá pela metade até o ano 2100.

Mas o que explica essa tendência? E como o governo tenta contornar esse desafio, que ameaça o sistema previdenciário, de saúde e até de defesa do país?

É o que explica nossa repórter Julia Braun. Confira.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cw54y440gv0o

#bbcnewsbrasil #coreiadosul #natalidade #população

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

28 Comments

  1. é claro quem que tem condições de sustentar um filho??? eu não consigo nem sustentar eu mesmo, se não fosse o meu avô que juntou dinheiro a vida toda dele eu estaria morando na rua agora com o que eu ganho

  2. Realmente é muito difícil nos dias de hoje se encher de filhos. O custo de vida está só aumentando, o que exige que tanto homens quanto mulheres precisem trabalhem muito. Se vc é mulher e mora com os pais precisa trabalhar para ajudar seus pais. Se vc é solteira precisa trabalhar para se sustentar e correr atrás dos seus sonhos. Se vc é esposa e seu marido não é rico precisa trabalhar para ajudar um ao outro. Alguns acusam as mulheres de quererem ser iguais aos homens. Não entendo o que isso tem haver. Isso se trata de necessidade financeira. Todos precisamos comer , calçar, vestir, comprar remédios, estudar. Nada sai de graça!

  3. Colocou a culpa da baixa natalidade; nos pais(homens), no custo de vida, mas não falou que além desses problemas também temos diversos outros fatores como por exemplo, entretenimento e cultura que exalta uma liberdade utópica, que cria uma sociedade dividida, onde homens e mulheres se veem como inimigos, uma sociedade que vende a ideia de que a mulher deve se matar de trabalhar, pra não ter que depender de homem e os homens devido a diversas desvantagens estão cada vez mais fugindo de relacionamentos. Já vi outras matérias em que os jovens coreanos tbm não querem se casar pois não acham que vale apena!

  4. O povo do kpop e Dorama acham que todos os coreanos são fofos e de porcelana, quando mostra os normais da até medo. 😮😮😮😮😮

  5. Os países muçulmanos agradecem, enquanto o resto do mundo está em risco de extinção eles fazem filhos em média acima de 3, não precisa ser vidente pra saber quem irá controlar o mundo no futuro.

  6. um país altamente xenofóbico e machista (esqueçam aqueles fofos dos doramas) vai receber imigrantes pra aumentar a taxa de natalidade?

  7. Ao menos os pobres de lá pensam nas consequencias de terem filhos . Os pobres daqui do Brasil pensam " hum, 2 desempregados, morando na casa dos país, sem dinheiro, sem formação e nem nada, vamos fazer 5 crianças" .

  8. Vocês já viram os homens coreanos? Eles ficam jogando o cabelo, dormem de bobs e usam blush.

    É difícil uma mulher se sentir segura e feminina desse jeito. E pra piorar o homem age igual mulher hoje em dia e acha lindo (ainda diz "não era isso que a feminista queria?")

    Mas vamos deixar eles pensando que é por conta do governo blá blá blá

    O que falta é homem pra sustentar, por que o grande problema é: ou vc se sustenta ou vc sustenta um filho, os dois juntos é doentio.

  9. A redução populacional só traria benefícios ao planeta. Infelizmente, para cada pessoa inteligente, que não faz mais que um filho, tem 50 miseráveis parindo 5 ou 6 ao longo de suas vidas. O Brasil é um bom exemplo, chega doer o cérebro ver o padrão de conhecimento médio da população. Os burros são os que mais se reproduzem, por essas e outras que o sistema está garantido eternamente.