Acordo de Trump com o Japão é um recado para outros países? Alan Ghani analisa

O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos fecharam um acordo comercial gigantesco com o Japão. É assunto para o nosso comentarista Alan Gani, que tá aqui no estúdio mais uma vez. Bom, Gani, Japão negociou, negociou, tá aí chegando, parece que é um denominador comum, bom para ambas as partes. Bom para ambas as partes e bom para o mundo também, né? Isso impulsionou uma alta nas bolsas globais. Pelo menos os futuros apontam para isso, tanto no Japão quanto nos Estados Unidos. Aliás, no Japão a bolsa já está aberta, né, operando em forte alta e nos Estados Unidos os futuros apontando também para uma alta no dia de hoje. É claro que a situação ela é pior do que era anteriormente, eu digo antes do tarifaço, até porque Japão e Estados Unidos tinha um comércio bastante ativo e tarifas protecionistas na ordem de 2,5%. Há exceções, por exemplo, com produtos agrícolas, aonde o protecionismo era maior, né? nos Estados Unidos contra o Japão em torno de 5 6%, no Japão chegava até eh 40% em alguns produtos, mas em bens industriais era um jogo bastante equilibrado, agora vai para 15%, ou seja, piora em relação a antes do tarifaço, mas fica melhor em relação às expectativas colocadas na mesa por Donald Trump num primeiro momento, né, que inviabilizaria um comércio entre Japão e Estados Unidos com tarifas ali entre 30 e 50%. Com isso, as bolsas se animam, os investidores se animam, porque 15% é algo que dá para lidar no mundo real, noato. Agora, Gani, tem outros acordos aí firmados, né? Tem Indonésia, tem Filipinas, ele tá interessado mesmo na Ásia. Exatamente. Aliás, a Ásia, né, que é bastante importante, geopoliticamente falando, para os Estados Unidos, principalmente aquele Sudeste eh asiático, por toda a questão relacionada à China. Agora, o acordo, particularmente com a Indonésia, e traz, em certo sentido, uma boa notícia para o Brasil. Por que que eu digo isso? Porque a Indonésia é membro dos bricks. Então, não tem nenhum problema você ser membro dos bricks, até porque o bricks não é um bloco comercial. O que não pode, o que enfurece Donald Trump, e ele já deixou isso bem claro, ele já externalizou isso, é você fazer parte dos bricks, mas ter uma segunda condição, adotar políticas anti-americanas. leia-se para ele políticas que eh visem a substituição do dólar, como teve naquela reunião ali no Cazaquistão, né, de adotar um sistema de pagamentos entre os países membros dos bricks. É isso que ele não quer. Então tudo bem, se você fizer parte dos bricks, mas não adotar um discurso, né, de política aos olhos dele anti-americanas, tá tudo bem. Agora, se for para um outro caminho e falar principalmente em substituição do dólar, aí corre o risco de um tarifá, como a gente recebeu, de 50%. Até daqui a pouco, hein, Gani? Até. M.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um novo acordo com o Japão que reduz as tarifas sobre importações do país de 25% para 15%. A medida, revelada nesta terça-feira (22), faz parte da estratégia comercial americana em meio às tensões com outros parceiros, como o Brasil. Alan Ghani analisou.
Apresentadores: Roberto Nonato e Soraya Lauand
Comentarista: Alan Ghani

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/nOzNOt0aS2o

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal “Jovem Pan News” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:

@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

39 Comments

  1. Lula não consegue negociar a tarifa de 50% imposta pelos E.U.A, mas diz que vai acabar com a guerra da Rússia e Ucrânia em uma mesa de bar e ganhar o Nobel da paz. Esse pinguço é um comédia.

  2. Japão fechou com Brasil um acordo muito bom para ambos e se livrou dos americanos do jeito que deu , japonês não é besta está aos poucos se livrando dos eua 🇺🇸

  3. Enquanto Lula e o PT ficam ai a fazer ruido procurando recuperar eleitorado com a falsa defesa da soberania os outros estão à ser maduros sentar à mesma mesa e facilmente chegam à um acordo que facilita os dois países.

    Os brasileiros precisam deixar de acreditar em novela e acordar para vida real cobrando mais maturidade do PT.

  4. Por que o Presidente atual, do Brasil,está fugindo de negociar com Trump? Outros países estão negociando, muitos presencialmente?🤔💭💭💭

  5. Coitados dos que acreditam nisso…
    Japonês não são vira-latas, são samurais.
    Pegaram uma "grana preta" do Grande Capital, meteu no Caixa e, sabem que tem que dizer que vão investir, veremos?
    Eles conhecem os "donos do mundo" e, sabem que na primeira oportunidade viram as costas e nem olham para trás!
    Acham que vão dividir os Povos Amarelos que já despertaram pro Racismo Estrutural do Grande Capital, pois lá- " Olho grande não entra na China !" E não podem criar por lá uma "casta" de "falsos patriotas ", como fazem por exemplo aqui no Brasil e, em outros lugares do Mundo.
    Estão instalados em " Pontos Estratégicos " nos Controles Econômicos e Midiáticos da maioria das Nações do Ocidente.
    Os Povos Amarelos , são "cobras constritoras, deixam as vitimas relaxarem para ir apertando lentamente…
    Chegará a hora do Ippon Japonês no Grande Capital do Ocidente…
    Principalmente,,por estar "gordo " e "ineficiente", depois a China "cai matando"…
    VIVA A UNIÃO DOS POVOS LIVRES!!!